02/11/21

O LIVRO DA NOBREZA E PERFEIÇÃO DAS ARMAS (XVI)

Armas das casas de Oliveira, Carreiro, Cogominho, Brandão, Sodré, Machado, Sardinha, Guedes, Lobia, Franca, Gramaxo, Castanheda, Trigueiros, Barroso, Revaldo e Outiz.

Os brasões a seguir não são de "famílias". Por exemplo, as armas dos Almeidas não são da "família Almeida". Pertencem, na verdade, a uma linhagem, neste caso à geração de Fernando Álvares de Almeida, alcaide-mor de Abrantes (1400), avô de Dom Lopo de Almeida, primeiro conde de Abrantes (1476). É por isso que o armorial nomeia a linhagem e especifica: "chefe". Esse chefe é o varão mais velho: só ele faz jus ao uso das armas direitas, cabendo aos cadetes diferençá-las. Assim, quando a varonia da casa de Abrantes se quebrou em 1633, as armas direitas dos Almeidas passaram ao primeiro conde de Avintes (1664), descendente de Dom Diogo de Almeida, prior do Crato e segundo filho de Dom Lopo de Almeida. Essas armas pertencem, portanto, ao pretendente à chefia da casa de Avintes. Contudo, é forçoso reconhecer que durante a maior parte da sua vigência só na aparência o sistema heráldico português funcionou com base em provas genealógicas, pois na realidade prevalecia a condescendência com a homofonia dos sobrenomes. Para detalhamentos, leiam-se as postagens sobre a heráldica gentilícia luso-brasileira.

Do Livro da nobreza e perfeição das armas (séc. XVI):

Fólio 35r: Oliveira, chefe; Carreiro, chefe; Cogominho, chefe; Brandão, chefe.
Fólio 35r: Oliveira, chefe; Carreiro, chefe; Cogominho, chefe; Brandão, chefe.

Oliveira, chefe: De vermelho com uma oliveira de verde, frutada e arrancada de ouro. Timbre: A oliveira.

Carreiro, chefe: De prata com uma banda de azul, carregada de um leão aleopardado de ouro, armado e lampassado de vermelho, posto no sentido da banda, acompanhada de dois pinheiros de verde. Timbre: Um leão nascente de ouro, armado e lampassado de vermelho.

Cogominho, chefe: De vermelho com cinco chaves de prata. Timbre: Duas das chaves passadas em aspa.

Brandão, chefe: De azul com cinco brandões de ouro, acesos ao natural. Timbre: Três dos brandões unidos pelas pontas.

Fólio 35v: Sodré, chefe; Machado, chefe; Sardinha, chefe; Guedes, chefe.
Fólio 35v: Sodré, chefe; Machado, chefe; Sardinha, chefe; Guédez, chefe.

Sodré, chefe: De azul com uma asna de prata, carregada de três estrelas de seis raios de vermelho e acompanhada de três albarradas de prata. Timbre: Uma das albarradas.

Machado, chefe: De vermelho com cinco machados de prata, encabados de ouro. Timbre: Dois dos machados passados em aspa.

Sardinha, chefe: De verde com uma banda ondada de prata carregada de sardinhas de sua cor, postas no sentido da banda. Timbre: Uma baleia sainte de sua cor, engolindo as sardinhas.

Guedes, chefe: De azul com cinco flores de lis de ouro. Timbre: Uma das flores de lis.

Fólio 36r: Lobia, chefe; Franca, chefe; Gramaxo, chefe; Castanheda, chefe.
Fólio 36r: Lobia, chefe; Franca, chefe; Gramacho, chefe; Castanheda, chefe.

Lobia, chefe: De azul com uma cruz cosida de vermelho, cantonada de quatro cordeiros passantes de prata e carregada de outro. Timbre: Um dos cordeiros.

Franca, chefe: De prata com quatro palas de verde e uma banda do mesmo, carregada de cinco lisonjas do campo, postas no sentido da banda, brocante sobre tudo. Timbre: Duas lanças de prata, hasteadas de verde e passadas em aspa.

Gramaxo, chefe: De vermelho com um leão de ouro, armado e lampassado de azul, entre quatro merletas de ouro. Timbre: O leão, nascente, rematado por uma merleta de vermelho.

Castanheda, chefe: De vermelho com três bandas de prata, carregadas de nove mosquetas de negro, postas no sentido das bandas, duas, quatro, três. Timbre: Dois ramos de castanheiras de sua cor, frutados de ouro.

Fólio 36v: Trigueiros, chefe; Barrosos, chefe; Revaldo, chefe; De Outiz, chefe.
Fólio 36v: Trigueiros, chefe; Barrosos, chefe; Revaldo, chefe; D'Outiz, chefe.

Trigueiros, chefe: Esquartelado, o primeiro e quarto com cinco espigas de trigo; o segundo e terceiro de vermelho com uma faixa de prata. Timbre: As espigas, sustidas e folhadas do mesmo.

Barrosos, chefe: De azul com cinco vieiras de prata. Timbre: Um touro sainte de prata, armado de ouro, carregado de uma vieira de azul na testa.

Revaldo, chefe: De azul com um grifo de negro, realçado de ouro, armado e lampassado de vermelho. Timbre: O grifo.

De Outiz, chefe: De ouro com seis arruelas de vermelho. Timbre: Uma serpe sainte de vermelho, lampassada de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário