06/11/21

O LIVRO DA NOBREZA E PERFEIÇÃO DAS ARMAS (XVIII)

Armas das casas de Sernige, Barros, Arco de João Fernandes, Fagundes, Gamboa, Presno, Severim, Neto, Esmeraldo, Câmara de Lobos, Sandes, Cristóvão Leitão, Macedo, Jorge Dias Cabral, Perestrelo, Mesquita, Riba Fria, Fafes Luz e Baião.

Os brasões a seguir não são de "famílias". Por exemplo, as armas dos Almeidas não são da "família Almeida". Pertencem, na verdade, a uma linhagem, neste caso à geração de Fernando Álvares de Almeida, alcaide-mor de Abrantes (1400), avô de Dom Lopo de Almeida, primeiro conde de Abrantes (1476). É por isso que o armorial nomeia a linhagem e especifica: "chefe". Esse chefe é o varão mais velho: só ele faz jus ao uso das armas direitas, cabendo aos cadetes diferençá-las. Assim, quando a varonia da casa de Abrantes se quebrou em 1633, as armas direitas dos Almeidas passaram ao primeiro conde de Avintes (1664), descendente de Dom Diogo de Almeida, prior do Crato e segundo filho de Dom Lopo de Almeida. Essas armas pertencem, portanto, ao pretendente à chefia da casa de Avintes. Contudo, é forçoso reconhecer que durante a maior parte da sua vigência só na aparência o sistema heráldico português funcionou com base em provas genealógicas, pois na realidade prevalecia a condescendência com a homofonia dos sobrenomes. Para detalhamentos, leiam-se as postagens sobre a heráldica gentilícia luso-brasileira.

Do Livro da nobreza e perfeição das armas (séc. XVI):

Fólio 40r: Sernige, chefe; Barros, chefe; Arcos de João Fernandes, chefe; Fagundes, chefe.
Fólio 40r: Sernige, chefe; Barros, chefe; Arcos de João Fernândez, chefe; Fagúndez, chefe.

Sernige, chefe: De prata com seis montes ao natural, rematados por três ervas de verde, cada uma sustendo uma flor de vermelho; chefe de azul com três flores de lis de ouro, encimadas de um lambel de vermelho, perfilado de ouro, de quatro pendentes. Timbre: Uma serpe sainte de verde, picada de ouro, com um coração de vermelho na boca.

Barros, chefe: De vermelho com três bandas de azul, perfiladas de ouro, acompanhadas de nove estrelas de seis raios de prata, postas uma, três, três, duas. Timbre: Uma banda de vermelho e uma barra de azul, brocante, carregadas de cinco das estrelas.

Arcos de João Fernandes, chefe: De ouro com um sagitário ao natural. Timbre: O sagitário.

Fagundes, chefe: De prata com cinco chaves de azul. Timbre: Duas das chaves passadas em aspa.

Fólio 40v: Gamboa, chefe; Do Presno, chefe; Severim, chefe; Netos, chefe.
Fólio 40v: Gamboa, chefe; Do Presno, chefe; Severim, chefe; Netos, chefe.

Gamboa, chefe: De vermelho com um casco de prata, guarnecido de ouro, posto de frente e sustido por um lobo de sua cor e um lebréu de prata; chefe cosido de verde, carregado de três folhas de golfão de azul, perfiladas de ouro. Timbre: O lobo.

Do Presno, chefe: Faixado de ouro e azul de seis peças. Timbre: Um abutre nascente de sua cor.

Severim, chefe: Partido, o primeiro de prata com uma bordadura composta de prata e vermelho; o segundo de vermelho com duas palas de prata. Timbre: Um cavalo nascente de vermelho.

Netos, chefe: Partido de vermelho e azul com um leão de ouro, armado e lampassado de negro, brocante sobre o partido, e uma bordadura de ouro, carregada de quatro flores de lis de prata, perfiladas de azul, alternadas com quatro folhas de figueira de verde. Timbre: O leão rematado por uma das folhas.

Fólio 41r: Esmeraldo, chefe; Câmara de Lobos, chefe; Sandes, chefe; Os que descendem de Cristóvão Leitão, chefe.
Fólio 41r: Esmeraldo, chefe; Câmara de Lobos, chefe; Sandes, chefe; Os que descendem de Cristóvão Leitão, chefe.

Esmeraldo, chefe: Esquartelado, o primeiro de prata com uma banda de negro; o segundo de azul com uma faixa dentelada de ouro; o terceiro de azul com uma faixa de prata, fretada de vermelho; o quarto de prata com um leão de negro, carregado de uma cotica de vermelho e acompanhado de treze bilhetas de negro, postas em orla. Timbre: O leão.

Câmara de Lobos, chefe: De verde com uma torre coberta de prata, aberta de negro, rematada de um catavento de ouro, entre dois lobos trepantes de negro, lampassados de vermelho. Timbre: O lobo, passante.

Sandes, chefe: De vermelho com um leão de ouro entre quatro flores de lis do mesmo, postas em cruz. Timbre: Um leão nascente de vermelho.

Os que descendem de Cristóvão Leitão, chefe: Esquartelado, o primeiro e quarto de vermelho com uma torre torreada de prata, aberta e iluminada de negro, rematada de um campanário com um sino de azul, o todo crivado de setas e duas bandeiras de ouro; o segundo de prata com três faixas de vermelho; o terceiro de vermelho com duas bombardas de sua cor, cada uma sustida por um carretão de ouro, uma sobre a outra. Timbre: A torre.

Fólio 41v: Macedo, chefe; Os que descendem de Jorge Dias Cabral, chefe; Perestrelo, chefe; Mesquitas, chefe.
Fólio 41v: Macedo, chefe; Os que decendem de Jorge Díaz Cabral, chefe; Perestrelo, chefe; Mezquitas, chefe.

Macedo, chefe: De azul com cinco estrelas de seis pontas de ouro. Timbre: Um braço de carnação, vestido de azul, empunhando uma maça de armas de prata, encabada de ouro.

Os que descendem de Jorge Dias Cabral, chefe: De vermelho com quatro lanças de ouro, alinhadas em faixa, e uma espada voltada de prata, guarnecida de ouro e empunhada de azul, brocante sobre as lanças; bordadura cosida de verde, carregada de quatro manoplas e coxotes de sua cor, alternados com quatro punhais de prata, guarnecidos de ouro e empunhados de negro, os dos flancos invertidos e os do chefe e da ponta voltados. Timbre: Um cavalo sainte de prata, ajaezado de vermelho e ouro, com quatro lançadas em sangue, que também lhe goteja da boca.

Perestrelo, chefe: Partido, o primeiro de ouro com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho; o segundo de prata com uma banda de azul, carregada de seis rosas de quatro folhas de vermelho entre três estrelas de oito raios de ouro. Timbre: O leão.

Mesquitas, chefe: De ouro com cinco cintas de vermelho, a fivela, os tachões e a biqueira de prata, moventes dos flancos, e uma bordadura de azul, carregada de sete flores de lis de prata. Timbre: Um mouro nascente de sua cor, vestido de azul, fotado de prata, empunhando uma azagaia de sua cor.

Fólio 42r: Os de Riba Fria, que descendem de Gaspar Gonçalves de Riba Fria, chefe; Fafes Luz, chefe; Baião, chefe.
Fólio 42r: Os de Riba Fria, que decendem de Gaspar Gonçálvez de Riba Fria, chefe; Fáfez Luz, chefe; Baião, chefe.

Os de Riba Fria, que descendem de Gaspar Gonçalves de Riba Fria, chefe: De verde com uma torre de prata, aberta e iluminada de negro, coberta de xadrezado de ouro e azul, acompanhada de um pé ondado de prata e azul e de duas estrelas de seis raios de ouro em chefe. Timbre: Um leopardo de azul, armado e lampassado de vermelho, carregado de uma das estrelas na espádua.

Fafes Luz, chefe: Partido, o primeiro com cinco pontos de ouro, equipolados a quatro de vermelho; o segundo com cinco pontos de azul, equipolados a quatro de prata. Timbre: Um sol de ouro.

Baião, chefe: De prata com duas cabras passantes de negro, uma sobre a outra. Timbre: Uma das cabras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário