04/11/21

O LIVRO DA NOBREZA E PERFEIÇÃO DAS ARMAS (XVII)

Armas das casas de Saldanha, Bulhão, Larzedo, Travaços, Leis, Quintal, Canto, Lagarto, Picanço, Feio, Correão, Rocha, Rego, Galhardo, Drago e Corbacho.

Os brasões a seguir não são de "famílias". Por exemplo, as armas dos Almeidas não são da "família Almeida". Pertencem, na verdade, a uma linhagem, neste caso à geração de Fernando Álvares de Almeida, alcaide-mor de Abrantes (1400), avô de Dom Lopo de Almeida, primeiro conde de Abrantes (1476). É por isso que o armorial nomeia a linhagem e especifica: "chefe". Esse chefe é o varão mais velho: só ele faz jus ao uso das armas direitas, cabendo aos cadetes diferençá-las. Assim, quando a varonia da casa de Abrantes se quebrou em 1633, as armas direitas dos Almeidas passaram ao primeiro conde de Avintes (1664), descendente de Dom Diogo de Almeida, prior do Crato e segundo filho de Dom Lopo de Almeida. Essas armas pertencem, portanto, ao pretendente à chefia da casa de Avintes. Contudo, é forçoso reconhecer que durante a maior parte da sua vigência só na aparência o sistema heráldico português funcionou com base em provas genealógicas, pois na realidade prevalecia a condescendência com a homofonia dos sobrenomes. Para detalhamentos, leiam-se as postagens sobre a heráldica gentilícia luso-brasileira.

Do Livro da nobreza e perfeição das armas (séc. XVI):

Fólio 37r: Saldanha, chefe; Bulhão, chefe; Larzedo, chefe; Travaços, chefe.
Fólio 37r: Saldanha, chefe; Bulhão, chefe; Larzedo, chefe; Travaços, chefe.

Saldanha, chefe: De vermelho com uma torre de prata, aberta, iluminada e coberta de azul, cruzada de ouro. Timbre: A torre.

Bulhão, chefe: De prata com uma cruz de vermelho, landada de ouro de doze peças, com os casculhos de verde. Timbre: Uma azinheira de sua cor, landada de ouro.

Azeredo, chefe: De azul com dez travessas de ouro. Timbre: Três lanças enfeixadas de prata, hasteadas de ouro, atadas de azul.

Travaços, chefe: De vermelho com cinco rosas de quatro folhas de ouro. Timbre: Dois galhos nodosos de vermelho, passados em aspa, de cada um brota uma das rosas, sustida de vermelho.

Fólio 37v: Leis, chefe; Quintal, chefe; Do Canto, chefe; Lagartos, chefe.
Fólio 37v: Leis, chefe; Quintal, chefe; Do Canto, chefe; Lagartos, chefe.

Leis, chefe: De ouro com seis coticas de prata, perfiladas de azul. Timbre: Um leão nascente de ouro, armado e lampassado de azul, carregado das peças das armas.

Quintal, chefe: De prata com uma banda xadrezada de vermelho e prata, carregada de uma cotica de negro. Timbre: Um lobo sainte de xadrezado de vermelho e prata, lampassado de vermelho.

Do Canto, chefe: De vermelho com um canto, isto é, uma ponta abaixada de prata. Timbre: Uma pedra de prata, lavrada em cubo.

Lagartos, chefe: De prata com três lagartos passantes de verde, armados e lampassados de vermelho, alinhados em pala. Timbre: Um dos lagartos.

Fólio 38r: Picanços, chefe; Feios, chefe; Correãos, chefe; Rocha, chefe.
Fólio 38r: Picanços, chefe; Feijoes, chefe; Correãos, chefe; Rocha, chefe.

Picanços, chefe: De prata com uma amoreira de verde. Timbre: A amoreira e um picanço de sua cor, pousado nela.

Feios, chefe: De azul com três bandas de vermelho, perfiladas de ouro. Timbre: Um feijoeiro de sua cor.

Correãos, chefe: De vermelho com uma águia de negro, bicada e membrada de ouro, e um escudete de ouro, fretado de vermelho, brocante. Timbre: A águia, nascente.

Rocha, chefe: De prata com uma aspa de vermelho, cantonada de quatro vieiras de ouro e carregada de outra. Timbre: A aspa carregada de uma das vieiras.

Fólio 38v: Rego, chefe; Galhardos; Dragos, chefe; Corbacho, chefe.
Fólio 38v: Rego, chefe; Galhardos; Dragos, chefe; Corvacho, chefe.

Rego, chefe: De verde com um rio ao natural, posto em banda e carregado de três vieiras de ouro, postas no sentido da banda. Timbre: Duas plumas de verde, picadas de ouro, sustendo uma das vieiras.

Galhardos, chefe: De vermelho com um leopardo de ouro, armado e lampassado de azul, acompanhado de uma flor de lis de ouro em chefe. Timbre: O leopardo.

Dragos, chefe: De vermelho com duas serpes de prata com as cabeças voltadas, armadas e lampassadas de azul, uma sobre a outra. Timbre: Uma das serpes.

Corbacho, chefe: De ouro com três corvos de negro. Timbre: Um dos corvos, voante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário