31/10/21

O LIVRO DA NOBREZA E PERFEIÇÃO DAS ARMAS (XV)

Armas das casas de Alma, Refoios, Barbança, Moreira, Coelho de Nicolau Coelho, Teive, Cordovil, Boteto, Alvelos, Chaves, Avelar, Beça, Montarroio, Cotrim, Farinha e Figueiredo.

Os brasões a seguir não são de "famílias". Por exemplo, as armas dos Almeidas não são da "família Almeida". Pertencem, na verdade, a uma linhagem, neste caso à geração de Fernando Álvares de Almeida, alcaide-mor de Abrantes (1400), avô de Dom Lopo de Almeida, primeiro conde de Abrantes (1476). É por isso que o armorial nomeia a linhagem e especifica: "chefe". Esse chefe é o varão mais velho: só ele faz jus ao uso das armas direitas, cabendo aos cadetes diferençá-las. Assim, quando a varonia da casa de Abrantes se quebrou em 1633, as armas direitas dos Almeidas passaram ao primeiro conde de Avintes (1664), descendente de Dom Diogo de Almeida, prior do Crato e segundo filho de Dom Lopo de Almeida. Essas armas pertencem, portanto, ao pretendente à chefia da casa de Avintes. Contudo, é forçoso reconhecer que durante a maior parte da sua vigência só na aparência o sistema heráldico português funcionou com base em provas genealógicas, pois na realidade prevalecia a condescendência com a homofonia dos sobrenomes. Para detalhamentos, leiam-se as postagens sobre a heráldica gentilícia luso-brasileira.

Do Livro da nobreza e perfeição das armas (séc. XVI):

Fólio 33r: Almas, chefe; Refoios, chefe; Barbança, chefe; Moreira, chefe.

Fólio 33r: Almas, chefe; Refoes, chefe; Barvança, chefe; Moreira, chefe.

Almas, chefe: Faixado de ouro e azul de seis peças. Timbre: Duas tochas de ouro, acesas ao natural, passadas em aspa.

Refoios, chefe: De prata com quatro palas de vermelho. Timbre: Dois pés de águia de vermelho, armados de ouro, passados em aspa.

Barbança, chefe: De ouro com cinco escudetes de vermelho. Timbre: Uma águia sainte de vermelho, bicada de ouro.

Moreira, chefe: De vermelho com nove escudetes de prata, cada um carregado de uma cruz florenciada de verde. Timbre: Um lobo nascente de vermelho, carregado de um dos escudetes na espádua.

Fólio 33v: Coelhos de Nicolau Coelho, que foi capitão no primeiro descobrimento da Índia com o Almirante Dom Vasco da Gama; Teive, chefe; Cordovil, chefe; Boteto, chefe.
Fólio 33v: Coelhos de Nicolao Coelho, que foi capitão no primeiro descobrimento da Índia com o Almirante Dom Vasco da Gama; Teive, chefe; Cordovil, chefe; Boteto, chefe.

Coelhos de Nicolau Coelho, que foi capitão no primeiro descobrimento da Índia com o Almirante Dom Vasco da Gama: De vermelho com um leão de ouro, armado e lampassado de azul, entre duas colunas de ouro, cada uma rematada por um escudete de azul, carregado de cinco besantes de prata, o todo sustido por um terrado de verde, firmado num pé de prata, aguado de azul. Timbre: O leão, nascente.

Teive, chefe: De prata com nove arruelas de vermelho. Timbre: Um leopardo de púrpura, carregado de uma das arruelas na espádua.

Cordovil, chefe. De vermelho com uma oliveira de verde, frutada de ouro, e um lebréu deitado de prata, coleirado, atado de ouro ao tronco e brocante sobre este. Timbre: O lebréu, passante.

Boteto, chefe: Esquartelado, o primeiro e quarto de ouro; o segundo e terceiro de prata com seis mosquetas de negro, postas três, duas, uma. Timbre: Um mouro nascente de sua cor, vestido de ouro, forrado de arminho, fotado de prata e vermelho, o braço direito levantando, segurando uma pedra de sua cor com a mão.

Fólio 34r: Alvelos, chefe; Chaves, chefe; Avelar, chefe; Beça, chefe.
Fólio 34r: Arvelos, chefe; Chaves, chefe; Avelar, chefe; Beça, chefe.

Alvelos, chefe: De vermelho com cinco estrelas de oito raios de ouro. Timbre: Um urso pardo sainte de sua cor, lampassado de vermelho, carregado de uma das estrelas no pescoço.

Chaves, chefe: De vermelho com cinco chaves de ouro. Timbre: Duas das chaves, passadas em aspa.

Avelar, chefe: De ouro com três faixas de vermelho, cada uma carregada de três estrelas de seis raios de prata. Timbre: Três espadas abatidas de prata, guarnecidas de ouro, empunhadas de vermelho e unidas pelas pontas.

Beça, chefe: Faixado de ouro e vermelho de seis peças com uma bordadura de vermelho, carregada de dez crescentes de prata. Timbre: Um lobo sainte de ouro, lampassado de vermelho.

Fólio 34v: Montarroio, chefe; Cotrim, chefe; Farinha, chefe; Figueiredo, chefe.
Fólio 34v: Montarroio, chefe; Cotrim, chefe; Farinha, chefe; Figueiredo, chefe.

Montarroio, chefe: De ouro com uma águia de duas cabeças de vermelho, pousada num crescente de prata, brocante sobre a cauda. Timbre: A águia, sainte.

Cotrim, chefe: Xadrezado de ouro e azul de seis peças em faixa e sete em pala. Timbre: Três plumas de azul, ornadas de ouro.

Farinha, chefe: De azul com nove besantes de prata postos em aspa, acompanhados de quatro cruzes florenciadas de ouro, vazias do campo, postas em cruz. Timbre: Uma gavela de seis espigas de trigo de ouro, sustidas e folhadas do mesmo.

Figueiredo, chefe: De vermelho com cinco folhas de figueira de verde, nervadas de ouro. Timbre: Dois braços de leão de vermelho, cada um agarrando uma das folhas de figueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário