12/06/24

TESOURO DE NOBREZA (XXII)

Armas das famílias (VI).

Do Tesouro de nobreza (1675):

Confira-se a postagem introdutória no que diz respeito às descrições e aos critérios de edição.

Folha 41 – 1. Paivas; 2. Tabordas; 3. Fuseiros; 4. Mesquitas; 5. Saldanhas; 6. Carvalhosas de Palhavã; 7. Lagos; 8. Camões; 9. Torres; 10. Perestrelos; 11. Encerra-Bodes; 12. Moutinhos.
Fólio 41 – 1. Paivas; 2. Tabordas; 3. Fuseiros; 4. Mesquitas; 5. Saldanhas; 6. Carvalhosas de Palhavã; 7. Lagos; 8. Camões; 9. Torres; 10. Perestrelos; 11. Encerra-Bodes; 12. Moutinhos.

1. Os Paivas trazem "em campo azul três flores de lis de ouro em banda; timbre: ũa aspa azul com ũa flor de lis no meio".

2. Os Tabordas trazem "cinco cadernas de crescentes de luas de ouro em campo vermelho; timbre: ũa asa vermelha estendida com um crescente de ouro uma das cadernas". Coelho converge.

3. Os Fuseiros trazem "em campo azul cinco lisonjas de ouro e vazias em cruz; timbre: duas asas de águia parda azuis volantes, cada ũa com ũa das lisonjas no meio". Coelho converge.

4. Os Mesquitas trazem "cinco cintos vermelhos em campo d'ouro com os tachões e fivelas de prata em banda; orla azul com sete flores de lis de prata; timbre: meio mouro vestido de azul, toucado de prata vermelho e azul, com ũa azagaia em a mão direita, como que tira com ela, cabo de ouro e ferro de sua cor e nela ũa bandeirinha de prata". Coelho é que diverge.

5. Os Saldanhas trazem "em campo vermelho ũa torre de prata, lavrada de azul, coberta do mesmo e ũa cruz de ouro chã bandeirinha de prata em o remate; timbre: a mesma torre". De fato, o remate da torre varia.

6. Os Carvalhosas de Palhavã trazem "em campo azul um molho de palhas de ouro com espigas do mesmo, atadas com um torçal vermelho, entre quatro cubelos de prata com portas lavradas de negro"; timbre: dois braços armados de prata com o molho entre as mãos.

7. Os Lagos trazem "em campo vermelho ũa torre de prata, lavrada de negro, afirmada ao pé de ũa ribeira, pela qual vão três peixes, e na torre aparece ũa donzela dos peitos para riba, em cabelo, vestida de azul, e três flores de lis d'ouro em chefe; timbre: ũa aspa vermelha com as três flores de lis nela a donzela com uma das flores de lis na mão". Coelho converge.

8. Os Camões trazem "em campo verde ũa garganta de serpe d'ouro, que sai de antre dois penhascos de prata, salpicados de vermelho; timbre: a mesma cabeça das armas".

9. Os Torres trazem um "escudo vermelho com cinco castelos torres d'ouro; timbre: um dos castelos com ũa estrela vermelha no alto uma das torres". Coelho converge nas armas e diverge no timbre.

10. Os Perestrelos trazem um "escudo partido em pala: o primeiro de ouro com um leão de púrpura, armado de vermelho; o segundo de prata e nele ũa banda azul com três estrelas de ouro entre seis rosas vermelhas em duas palas; timbre: o mesmo leão das armas com ũa das estrelas na espádua". Coelho converge.

11. Os Encerra-Bodes trazem "em campo de ouro ũa águia negra estendida, armada de azul, e sobre sob ela duas colunas de prata com os capitéis e assentos vermelhas; timbre: ũa asa de águia negra com o pé d'ouro". Coelho diverge dos seus coetâneos.

12. Os Moutinhos trazem "em campo azul ũa flor de lis de ouro entre quatro cabeças de serpes do mesmo com as línguas vermelhas e as cabeças cortadas em sangue; timbre: ũa das cabeças das armas".

Fólio 42 – 1. Gomides e Agomias; 2. Moreiras; 3. Sodrés; 4. Saraivas; 5. Carrascos; 6. Alardos; 7. Sardinhas; 8. Cáceres; 9. Regos; 10. Frotas; 11. Marizes; 12. Taveiras.
Fólio 42 – 1. Gomides e Agomias; 2. Moreiras; 3. Sodrés; 4. Saraivas; 5. Carrascos; 6. Alardos; 7. Sardinhas; 8. Cáceres; 9. Regos; 10. Frotas; 11. Marizes; 12. Taveiras.

1. Albergaria menciona os Gomides e dá as suas armas no apêndice, que Coelho não traduz: "cinco picheles o gomis de oro descubiertos en campo azul, puestos en aspa; y por timbre uno dellos".

2. Os Moreiras trazem "em campo vermelho nove escudinhos de prata em três palas com cruzes de Avis neles; timbre: meio lobo vermelho com um dos escudinhos nos peitos".

3. Os Sodrés trazem "em campo azul um chaveirão de prata com três estrelas vermelhas entre três jarras de prata de duas asas; timbre: o mesmo chaveirão uma das jarras". Coelho converge com o Livro da nobreza e perfeição das armas, mas diverge dos seus coetâneos.

4. Os Saraivas trazem um "escudo partido em faixa: a primeira, mais alta, de veiros e a segunda de ondas de mar de azul e prata; orla vermelha com quatro flores de lis de pé cortado, firmadas em cruz; timbre: um peixe-serra de sua cor, que sai do elmo, com os dentes de prata".

5. Os Carrascos trazem "em campo de prata um carrasco verde e no alto ũa lua com as pontas para baixo e estrela azul; timbre: o mesmo carrasco".

6. Os Alardos trazem "em campo vermelho um crescente de prata antre três flores de lis de ouro em roquete; timbre: um leão nascente de prata com ũa coleira vermelha, guarnecida de ouro e ũa flor de lis em ela". Coelho é que diverge.

7. Os Sardinhas trazem "em campo verde ũa banda de prata ondada de água e cinco sardinhas por ela em aspa; timbre: ũa cabeça de baleia com a boca aberta e nela algũas sardinhas".

8. Os Cáceres trazem "em campo de ouro ũa palmeira verde com o fruto d'ouro e ũa estrela vermelha no alto dela; e por timbre a mesma palmeira". Estas armas foram concedidas por Dom Afonso V a Álvaro Gonçalves de Cáceres em 1459. Na carta de brasão, descrevem-se assim: "ũu escudo de campo d'ouro com ũa palma verde, com seu fruito e, em cima dela, ũa estrela vermelha".

9. Os Regos trazem "em campo verde ũa banda de prata ondada e nela três vieiras de ouro sobre filetes azuis; timbre: dois penachos verdes, guarnecidos de ouro e entre eles ũa vieira do mesmo das armas".

10. Os Frotas trazem um "escudo partido em faixa de ouro e vermelho e sobre tudo um leão rompente entressachado do mesmo; timbre: meio leão de ouro, armado de vermelho".

11. Os Marizes trazem "em campo azul cinco vieiras de ouro, perfiladas de negro, entre quatro rosas de prata; timbre: um leão nascente de azul com ũa das vieiras na cabeça uma espada de prata com o punho de ouro, enfiada numa cabeça de mouro, toucada de vermelho e prata". Coelho é que diverge.

12. Os Taveiras trazem "em campo d'ouro nove torteaus vermelhos em três palas; e por timbre meio leão de ouro, armado de vermelho, com os mesmos torteaus". Coelho é que diverge.

Fólio 43 – 1. Filipes; 2. Homens; 3. Vieiras; 4. Felgueiras; 5. Evangelhos; 6. Cotrim; 7. Lordelos; 8. Carvoeiros; 9. Rochas; 10. Calheiros; 11. Gatos e Gatachos; 12. Cordeiros e Borrecos.
Fólio 43 – 1. Filipes; 2. Homens; 3. Vieiras; 4. Felgueiras; 5. Evangelhos; 6. Cotrim; 7. Lordelos; 8. Carvoeiros; 9. Rochas; 10. Calheiros; 11. Gatos e Gatachos; 12. Cordeiros e Borrecos.

1. Albergaria menciona os Filipes e dá as suas armas no apêndice, que Coelho não traduz: "En campo de plata seis rosas rojas en dos palas; orla verde, llena de aspas de oro. Y por timbre una dellas con tres rosas".

2. Os Homens trazem "seis crescentes de lua de ouro com as pontas para baixo em duas palas em campo de prata azul; timbre: um leão azul com ũa maça de armas na mão, cabo de ouro e ferro de sua cor". Coelho converge.

3. Os Vieiras trazem "seis vieiras de ouro, gravadas de negro, em campo vermelho; timbre: dois bordões de peregrino vermelhos em aspa, ferros de ouro, com ũa das vieiras das armas no meio e presos com um listão de prata vermelho". Coelho é que diverge.

4. Os Felgueiras trazem "em campo azul nove lisonjas de prata em três palas; timbre: meio lobo azul, lisonjeado de prata, com a língua vermelha".

5. Os Evangelhos trazem um "escudo esquartelado com as insígnias dos quatro evangelistas em esta forma: em campo azul ũa cruz de ouro chã, firmada entre quatro besantes de prata: no primeiro, águia de sua cor; em o segundo, um anjo com asas verdes; no terceiro, um boi de sua cor; no quarto um leão; todos com asas verdes e diademas e letras do nome de cada um; timbre: dois braços de anjo vestidos de azul com um livro azul de brochas d'ouro aberto em as mãos". De fato, essas armas variam de uma fonte para outra, a mais antiga o próprio Albergaria.

6. Os Cotrins trazem um "escudo xaquetado de ouro e azul de seis cinco peças em faixa; timbre: três penachos azuis, chapeados de ouro".

7. Os Lordelos trazem "em campo verde ũa banda de prata antre seis cordeiros do mesmo e sobre a banda três rosas vermelhas; timbre: um dos cordeiros das armas com ũa rosa na boca".

8. Os Carvoeiros trazem "em campo de prata doze azinheiras verdes entre três palas vermelhas; timbre: ũa aspa vermelha com bolotas de ouro sobre ela".

9. Os Rochas trazem "em campo de prata ũa aspa vermelha e nela cinco vieiras de ouro, escurecidas de azul; timbre: a mesma aspa com uma das vieiras".

10. Os Calheiros trazem "cinco vieiras de prata, perfiladas de negro, em campo azul e ao pé três estrelas de prata de cinco pontas; timbre: dois bordões azuis, nós e ferros de prata em aspa, atados com um torçal azul do mesmo e ũa das vieiras do escudo antre eles". Coelho é que diverge.

11. Os Gatos e Gatachos trazem "em campo de ouro dous gatos azuis passantes; orla vermelha, cheia de crescentes de prata; timbre: um dos gatos das armas com um crescente na espádua".

12. Os Cordeiros e Borrecos trazem "quatro borrecos de prata passantes, postos em duas faixas, em campo verde; timbre: um dos borrecos ou cordeiros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário