12/12/21

OS BRASÕES DO BRASIL HOLANDÊS: IGARASSU E SIRINHAÉM

Os brasões das "demais câmaras de Pernambuco" sempre indicaram que havia algo de impreciso na atribuição de quatro às capitanias.

A gente aprende na escola que o Brasil foi descoberto em 1500, mas os portugueses demoraram trinta anos para começar a colonização. Mas eu diria que não começou solidamente antes da expulsão dos holandeses, em 1654. As duas sedes de câmaras cujos brasões abordo hoje demonstram ser uma afirmação razoável. Com efeito, Igarassu foi a primeira vila que Duarte Coelho fundou ao chegar a Pernambuco em 1535 e Sirinhaém foi a terceira, fundada por Duarte de Albuquerque, seu neto e quarto capitão, em 1627. A segunda foi Olinda, a cabeça da capitania, em 1537. Portanto, no território mais próspero da colônia, levou-se mais de noventa anos para se alcançar o número de três municípios.

Selo da câmara de justiça de Igarassu (xilogravura atribuída a H. Breckenveld, publicada por Alfredo de Carvalho (1904); imagem disponível na Wikimedia Commons).
Selo da câmara de justiça de Igarassu (xilogravura atribuída a H. Breckenveld, publicada por Alfredo de Carvalho (1904); imagem disponível na Wikimedia Commons).

Não se sabe a data da fundação de Igarassu. Tem-se presumido que se deu aos 27 de setembro de 1535, dia dos Santos Cosme e Damião, padroeiros da vila. Pouco menos de sete meses antes, Duarte Coelho desembarcara numa antiga feitoria portuguesa, junto à foz do rio Igarassu, onde chantou os padrões que marcariam a divisa da sua capitania com a de Itamaracá, daí que o lugar se tenha chamado Sítio dos Marcos. Tendo julgado a posição indefesa, subiu o rio para fazer a vila da Santa Cruz e dos Santos Cosme e Damião de Igarassu sobre um outeiro, tal como faria Olinda, que acabou preferindo para a sua morada. Em suma, está entre as cidades mais antigas do Brasil.

Brasão da câmara de justiça de Igarassu (gravura n.º 11 da Rerum per octennium in Brasilia..., de Gaspar Barleu (1647); desenho de Frans Post, gravado por Johan van Brosterhuysen; disponível na Wikimedia Commons).
Brasão da câmara de justiça de Igarassu (gravura n.º 11 da Rerum per octennium in Brasilia..., de Gaspar Barleu (1647); desenho de Frans Post, gravado por Johan van Brosterhuysen; disponível na Wikimedia Commons).

Os holandeses tomaram Igarassu ao 1.º de maio de 1632, sob o comando do governador Diederik van Waerdenburch. Foi a primeira expansão para além de Olinda e do Recife. Instalaram aí uma câmara de escabinos em 1637, à qual deram as armas seguintes: de ... com três caranguejos de ...Os exemplares coloridos da Rerum per octennium in Brasilia... apresentam os esmaltes seguintes:

  • Biblioteca Nacional: de prata com três caranguejos de vermelho;
  • Colección Patricia Phelps de Cisneros: de prata com três caranguejos de vermelho;
  • Oliveira Lima Library: de ouro com três caranguejos de vermelho.

Alfredo de Carvalho afirma que esses caranguejos são aratus.

Selo da câmara de justiça de Sirinhaém (xilogravura atribuída a H. Breckenveld, publicada por Alfredo de Carvalho (1904); imagem disponível na Wikimedia Commons).
Selo da câmara de justiça de Sirinhaém (xilogravura atribuída a H. Breckenveld, publicada por Alfredo de Carvalho (1904); imagem disponível na Wikimedia Commons).

A ribeira do Sirinhaém foi conquistada aos caetés por Duarte Coelho de Albuquerque, o segundo capitão de Pernambuco, em 1572, mas a colonização só avançou algumas décadas depois: em 1620, os moradores começaram a levantar uma capela sob o título de Nossa Senhora da Conceição, ereta a igreja matriz no ano seguinte. Em 19 de junho de 1627, Duarte de Albuquerque, o quarto donatário, elevou o povoado a vila com o nome de Vila Formosa de Sirinhaém.

Brasão da câmara de justiça de Sirinhaém (gravura n.º 12 da Rerum per octennium in Brasilia..., de Gaspar Barleu (1647); desenho de Frans Post, gravado por Johan van Brosterhuysen; disponível na Wikimedia Commons).
Brasão da câmara de justiça de Sirinhaém (gravura n.º 12 da Rerum per octennium in Brasilia..., de Gaspar Barleu (1647); desenho de Frans Post, gravado por Johan van Brosterhuysen; disponível na Wikimedia Commons).

Os holandeses tomaram Sirinhaém no bojo da campanha que o próprio governador Maurício de Nassau, recém-chegado à colônia, comandou em fevereiro e março de 1637, pela qual estendeu o domínio holandês até o rio São Francisco e devastou Sergipe. Instalou nessa vila uma câmara de justiça no segundo semestre do mesmo ano, à qual deu as armas seguintes: de ... com um cavalo passante de .... Os exemplares coloridos da Rerum per octennium in Brasilia... apresentam os esmaltes seguintes:

  • Biblioteca Nacional: de vermelho com um cavalo passante de prata;
  • Colección Patricia Phelps de Cisneros: de vermelho com um cavalo passante de prata;
  • Oliveira Lima Library: de azul com um cavalo passante de prata.

Note-se que nas gravuras de H. Breckenveld esses brasões são mais singelos, sem coronéis, apenas sustidos por tiras, demonstrando como os holandeses usaram a heráldica para identificar certas câmaras de justiça com as capitanias, em contraste com as demais, embora no plano administrativo não houvesse diferença alguma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário