23/05/21

A NOBREZA DE PORTUGAL (IX)

Armas das casas de Borges, Pacheco, Soutomaior, Serpa, Barreto, Arca, Nogueira, Pinto, Coelho e Queirós.

Os brasões a seguir não são de "famílias". Por exemplo, as armas dos Almeidas não são da "família Almeida". Pertencem, na verdade, a uma linhagem, neste caso à geração de Fernando Álvares de Almeida, alcaide-mor de Abrantes (1400), avô de Dom Lopo de Almeida, primeiro conde de Abrantes (1476). É por isso que o armorial nomeia a linhagem e especifica: "chefe". Esse chefe é o varão mais velho: só ele faz jus ao uso das armas direitas, cabendo aos cadetes diferençá-las. Assim, quando a varonia da casa de Abrantes se quebrou em 1633, as armas direitas dos Almeidas passaram ao primeiro conde de Avintes (1664), descendente de Dom Diogo de Almeida, prior do Crato e segundo filho de Dom Lopo de Almeida. Essas armas pertencem, portanto, ao pretendente à chefia da casa de Avintes. Contudo, é forçoso reconhecer que durante a maior parte da sua vigência só na aparência o sistema heráldico português funcionou com base em provas genealógicas, pois na realidade prevalecia a condescendência com a homofonia dos sobrenomes. Para detalhamentos, leiam-se as postagens sobre a heráldica gentilícia luso-brasileira.

Do Livro do Armeiro-Mor (1509):

Fólio 80r: Borges, chefe.
Fólio 80r: Borges, chefe.

Borges, chefe: De vermelho com um leão de ouro, armado e lampassado de vermelho, e uma bordadura cosida de azul, semeada de flores de lis de ouro.

Fólio 80v: Pacheco, chefe.
Fólio 80v: Pacheco, chefe.

Pacheco, chefe: De ouro com duas caldeiras do mesmo, uma sobre a outra, cada uma carregada de três faixas veiradas de vermelho e ouro, com o aro do mesmo veirado, da qual saem quatro cabeças de serpe de ouro, lampassadas de vermelho, duas voltadas para dentro e duas para fora. Armas a inquirir (metal sobre metal).

Fólio 81r: Soutomaior, chefe.
Fólio 81r: Soutomaior, chefe. 

Soutomaior, chefe: De prata com três faixas xadrezadas de ouro e vermelho de três tiras.

Fólio 81v: Serpa, chefe.
Fólio 81v: Serpa, chefe.

Serpa, chefe: De verde com um leão de ouro, armado e lampassado de vermelho, e uma serpe, também de ouro, armada e lampassada de vermelho, um sobre o outro, o leão entre duas torres de prata, lavradas de negro. Armas falantes (Serpa ~ serpe).

Fólio 82r: Barreto, chefe.
Fólio 82r: Barreto, chefe.

Barreto, chefe: De arminho liso.

Fólio 82v: Arca, chefe.
Fólio 82v: Arca, chefe.

Arca, chefe: Esquartelado, o primeiro e quarto de ouro com uma faixa de vermelho; o segundo e terceiro com cinco pontos de vermelhos, equipolados a quatro de ouro.

Fólio 83r: Nogueira, chefe.
Fólio 83r: Nogueira, chefe.

Nogueira, chefe: De ouro com uma banda xadrezada de verde e prata de cinco tiras, carregada de um filete de vermelho no sentido da banda.

Fólio 83v: Pintos, chefe.
Fólio 83v: Pintos, chefe.

Pintos, chefe: De prata com cinco crescentes de vermelho.

Fólio 84r: Coelho, chefe.
Fólio 84r: Coelho, chefe.

Coelho, chefe: De ouro com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho, carregado de três faixas veiradas de azul e ouro; bordadura de azul, carregada de cinco coelhos passantes de prata. Armas falantes (Coelho ~ coelho).

Fólio 84v: Queirós, chefe.
Fólio 84v: Queirós, chefe.

Queirós, chefe: Esquartelado, o primeiro e quarto de prata com seis crescentes de vermelho, perfilados de ouro; o segundo e terceiro de prata com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário