O quarto capítulo do Livro do Armeiro-Mor é o armorial português propriamente dito, a começar pelas armas do rei, da rainha e do príncipe.
O longo capítulo "da nobreza e geração de Portugal" é aberto pelas armas do rei, da rainha e do príncipe. Aquelas são dadas de duas formas: num escudo partido de umas e outras, salientando a unidade do casal régio, e cada uma separadamente.
Convém observar que em 1509 nenhum dos institutos heráldicos concernentes aos ornamentos externos e às diferenças da Casa Real estava bem assentado. Com efeito, nesse aspecto o Livro do Armeiro-Mor testemunha a transição da heráldica clássica, mais espontânea, para a heráldica moderna, mais regulada. Assim, já se timbrava o escudo com coroa real, mas era a mesma, a aberta, depois chamada de antiga; já se usava o lambel, tanto sozinho como carregado das armas de uma linhagem materna, mas sem fixação quanto ao esmalte, número de pendentes e quadros brocantes.
Do Livro do Armeiro-Mor (1509):
Fólio 42r: El-Rei Dom João e a Rainha, sua molher. |
O Rei Dom João e a Rainha, sua mulher: Partido, o primeiro de prata com cinco escudetes de azul postos em cruz, carregados de cinco besantes do campo, e uma bordadura de vermelho, castelada de ouro; no segundo as armas do Reino, diferençadas por um lambel de prata de dois pendentes, com dois escudetes quadrados, carregados com as armas de Aragão-Sicília, brocantes sobre os pendentes. São as armas de Dom João II (1481-95) e de Dona Leonor de Portugal. Com efeito, eram primos: ele, filho de Dom Afonso V, e ela, filha do infante Dom Fernando, portanto ambos, netos de Dom Duarte e Dona Leonor de Aragão. Daí as armas reais diferençadas por um lambel com as armas de Aragão-Sicília.
Fólio 42v: El-Rei Dom Manuel e a Rainha, sua molher. |
O Rei Dom Manuel e a Rainha, sua mulher: Partido, o primeiro de prata com cinco escudetes de azul postos em cruz, carregados de cinco besantes do campo, e uma bordadura de vermelho, castelada de ouro; o segundo esquartelado, o primeiro e quarto contraesquartelados, o primeiro e quarto de vermelho com um castelo de ouro; o segundo e terceiro de prata com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho; o segundo e terceiro partidos, o primeiro de ouro com quatro palas de vermelho; o segundo franchado, o primeiro e quarto de ouro com quatro palas de vermelho, o segundo e terceiro de prata com uma águia abatida de negro; embutido em ponta de vermelho com uma romã de ouro, sustida do mesmo e folhada de verde. São as armas de Dom Manuel I (1495-1521) e de Dona Maria de Aragão, sua segunda esposa. A primeira foi uma irmã desta: Dona Isabel de Aragão, falecida em 1498. Ambas eram filhas de Isabel de Castela e Fernando de Aragão, os Reis Católicos. As armas do segundo partido são exatamente as que estes convieram em 1475 para marcar a sua união: o primeiro e quarto quartéis traziam as armas reais de Castela e Leão, o segundo e terceiro, as de Aragão e Aragão-Sicília e o embutido em ponta (entado en punta em espanhol, entat en punta em catalão), as do reino de Granada, o derradeiro estado muçulmano da península, que ufanamente conquistaram em 1492.
Fólio 43r: A Rainha Dona Lionor. |
A Rainha Dona Leonor: As armas do Reino, diferençadas por um lambel de prata de dois pendentes, com dois escudetes quadrados, carregados com as armas de Aragão-Sicília, brocantes sobre os pendentes.
Fólio 43v: A Rainha Dona Maria. |
A Rainha Dona Maria: Esquartelado, o primeiro e quarto contraesquartelados, o primeiro e quarto de vermelho com um castelo de ouro; o segundo e terceiro de prata com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho; o segundo e terceiro partidos, o primeiro de ouro com quatro palas de vermelho; o segundo franchado, o primeiro e quarto de ouro com quatro palas de vermelho, o segundo e terceiro de prata com uma águia abatida de negro; embutido em ponta de vermelho com uma romã de ouro, sustida do mesmo e folhada de verde.
Fólio 44r: Rei de Portugal. |
Rei de Portugal: De prata com cinco escudetes de azul postos em cruz, carregados de cinco besantes do campo, e uma bordadura de vermelho, castelada de ouro.
Fólio 44v: Príncipe de Portugal. |
Príncipe de Portugal: As armas do Reino, diferençadas por um lambel de prata de três pendentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário