07/10/21

LIVRO DA NOBREZA E PERFEIÇÃO DAS ARMAS (III)

Armas do rei de Portugal, da rainha, do príncipe, dos infantes, das infantas e do duque de Coimbra.

Para um comentário completo a estes fólios, leia-se a postagem de 28/07.

Do Livro da nobreza e perfeição das armas (séc. XVI):

Fólio 7v: Rei de Portugal; Rainha Dona Maria; Do Príncipe; Ifante Dom Loís.
Fólio 7v: Rei de Portugal; Rainha Dona Maria; Do Príncipe; Ifante Dom Loís.

Rei de Portugal: De prata com cinco escudetes de azul postos em cruz, carregados de cinco besantes do campo, e uma bordadura de vermelho, castelada de ouro. Timbre: Uma serpe nascente de ouro, lampassada de vermelho.

Rainha Dona Maria: Partido, no primeiro, as armas do Reino; o segundo esquartelado, o primeiro e quarto contraesquartelados, o primeiro e quarto de vermelho com um castelo de ouro; o segundo e terceiro de prata com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho (Castela e Leão); o segundo e terceiro partidos, o primeiro de ouro com quatro palas de vermelho; o segundo franchado, o primeiro e quarto de ouro com quatro palas de vermelho, o segundo e terceiro de prata com uma águia abatida de negro (Aragão e Aragão-Sicília); embutido em ponta de vermelho com uma romã de ouro, sustida do mesmo e folhada de verde (Granada).

Do Príncipe: As armas do Reino, diferençadas por um lambel de prata de três pendentes. Timbre: Uma serpe nascente de ouro, lampassada de vermelho.

Infante Dom Luís: As armas do Reino, diferençadas por um lambel de prata de três pendentes com um escudete quadrado, esquartelado de Castela e Leão, brocante sobre o primeiro pendente. Timbre: Uma serpe nascente de prata, alada de ouro e lampassada de vermelho.

Fólio 8r: Ifante Dom Fernando; Ifante Dom Afonso; Ifante Dom Hanrique; Ifante Dom Duarte.
Fólio 8r: Ifante Dom Fernando; Ifante Dom Afonso; Ifante Dom Hanrique; Ifante Dom Duarte.

Infante Dom Fernando: As armas do Reino, diferençadas por um lambel de prata de três pendentes com dois escudetes quadrados, um esquartelado de Castela e Leão, brocante sobre o primeiro pendente, e o outro com as armas de Aragão, brocante sobre o terceiro. Timbre: Uma serpe nascente de vermelho.

Infante Dom Afonso: As armas do Reino, diferençadas por um lambel de prata de três pendentes com três escudetes quadrados, brocantes sobre os pendentes, o primeiro esquartelado de Castela e Leão, o segundo com as armas da Inglaterra e o terceiro com as de Aragão. Timbre: Uma serpe nascente de azul, lampassada de vermelho.

Infante Dom Henrique: As armas do Reino, diferençadas por um lambel de prata de três pendentes com três escudetes quadrados, brocantes sobre os pendentes, o primeiro com as armas da Inglaterra, o segundo com as de Aragão e o terceiro partido de Jerusalém e da Hungria. Timbre: Uma serpe nascente de negro, lampassada de vermelho.

Infante Dom Duarte: As armas do Reino, diferençadas por um lambel de prata de três pendentes com três escudetes quadrados, brocantes sobre os pendentes, o primeiro com as armas de Aragão, o segundo partido de Jerusalém e da Hungria e o terceiro com as armas de Aragão-Sicília. Timbre: Uma serpe nascente de azul, lampassada de vermelho.

Fólio 8v: Ifante Dona Isabel; Ifante Dona Briatiz; Ifante Dom Antônio; Duque de Coimbra.
Fólio 8v: Ifante Dona Isabel; Ifante Dona Briatiz; Ifante Dom Antônio; Duque de Coimbra.

Infanta Dona Isabel: Lisonja partida, o primeiro de prata lisa; no segundo, as armas do Reino.

Infanta Dona Beatriz: Lisonja partida, o primeiro de prata lisa; no segundo, as armas do Reino.

Infante Dom Antônio: As armas do Reino, diferençadas por um lambel de três pendentes com três escudetes quadrados, brocantes sobre os pendentes, o primeiro partido de Jerusalém e da Hungria, o segundo com as armas de Aragão-Sicília e o terceiro de prata lisa. Timbre: Uma serpe nascente de verde, lampassada de vermelho.

Duque de Coimbra: As armas do Reino, diferençadas por um filete de negro em barra, brocante sobre tudo. Timbre: Um pelicano de ouro com a sua piedade, o ninho de vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário