15/10/21

O LIVRO DA NOBREZA E PERFEIÇÃO DAS ARMAS (VII)

Armas das casas de Pessanha, Pedrosa, Bairros, Teixeira, Mota, Vieira, Bethencourt, Aguiar, Faria, Borges, Pacheco, Soutomaior, Serpa, Barreto, Arca e Nogueira.

Os brasões a seguir não são de "famílias". Por exemplo, as armas dos Almeidas não são da "família Almeida". Pertencem, na verdade, a uma linhagem, neste caso à geração de Fernando Álvares de Almeida, alcaide-mor de Abrantes (1400), avô de Dom Lopo de Almeida, primeiro conde de Abrantes (1476). É por isso que o armorial nomeia a linhagem e especifica: "chefe". Esse chefe é o varão mais velho: só ele faz jus ao uso das armas direitas, cabendo aos cadetes diferençá-las. Assim, quando a varonia da casa de Abrantes se quebrou em 1633, as armas direitas dos Almeidas passaram ao primeiro conde de Avintes (1664), descendente de Dom Diogo de Almeida, prior do Crato e segundo filho de Dom Lopo de Almeida. Essas armas pertencem, portanto, ao pretendente à chefia da casa de Avintes. Contudo, é forçoso reconhecer que durante a maior parte da sua vigência só na aparência o sistema heráldico português funcionou com base em provas genealógicas, pois na realidade prevalecia a condescendência com a homofonia dos sobrenomes. Para detalhamentos, leiam-se as postagens sobre a heráldica gentilícia luso-brasileira.

Do Livro da nobreza e perfeição das armas (séc. XVI):

Fólio 16r: Pessanha, chefe; Pedrosa, chefe; Bairros, chefe; Teixeira, chefe.
Fólio 16r: Paçanha, chefe; Pedrosa, chefe; Bairros, chefe; Teixeira, chefe.

Pessanha, chefe: De prata com uma banda dentelada de vermelho, carregada de três flores de lis do campo, postas no sentido da banda. Timbre: Uma asa de vermelho, carregada das flores de lis.

Pedrosa, chefe: De ouro com cinco pedras de sua cor, a do centro carregada de uma águia de negro. Timbre: Uma das pedras e nela a águia pousada.

Bairros, chefe: De ouro com três galhos nodosos de sua cor, postos em banda e firmados nos bordos. Timbre: Os galhos enfeixados, atados de ouro.

Teixeira, chefe: De azul com uma cruz potenteia de ouro, vazia do campo. Timbre: Um unicórnio nascente de prata, armado de ouro.

Fólio 16v: Mota, chefe; Vieira, chefe; Bethencourt, chefe; Aguiar, chefe.
Fólio 16v: Mota, chefe; Vieira, chefe; Betencor, chefe; Aguiar, chefe.

Mota, chefe: De verde com cinco flores de lis de ouro. Timbre: Duas plumas de verde, picadas de ouro, entre elas uma das flores de lis.

Vieira, chefe: De vermelho com seis vieiras de ouro. Timbre: Dois bordões de vermelho, passados em aspa, rematados por uma das vieiras.

Bethencourt, chefe: De prata com um leão de negro, armado e lampassado de vermelho. Timbre: O leão.

Aguiar, chefe: De ouro com uma águia de vermelho, bicada e membrada de negro. Timbre: A águia.

Fólio 17r: Faria, chefe; Borges, chefe; Pacheco, chefe; Soutomaior, chefe.
Fólio 17r: Faria, chefe; Borges, chefe; Pacheco, chefe; Soutomaior, chefe.

Faria, chefe: De vermelho com uma torre de prata, aberta e iluminada de negro, acompanhada de cinco flores de lis de prata, três em chefe e uma em cada flanco. Timbre: A torre, carregada de uma flor de lis de vermelho.

Borges, chefe: De vermelho com um leão de ouro, armado e lampassado de azul, e uma bordadura cosida de azul, semeada de flores de lis de ouro. Timbre: O leão.

Pacheco, chefe: De ouro com duas caldeiras do mesmo, uma sobre a outra, cada uma carregada de três faixas veiradas de vermelho e ouro, com o aro do mesmo veirado, da qual saem quatro cabeças de serpe de ouro, duas voltadas para dentro e duas para fora. Timbre: Duas serpes nascentes de ouro, batalhantes.

Soutomaior, chefe: De prata com três faixas xadrezadas de ouro e vermelho de três tiras. Timbre: Um leão nascente de vermelho, carregado das peças das armas.

Fólio 17v: Serpa, chefe; Barreto, chefe; Arca, chefe; Nogueira, chefe.
Fólio 17v: Serpa, chefe; Barreto, chefe; Arca, chefe; Nogueira, chefe.

Serpa, chefe: De verde com um leão de ouro, armado e lampassado de vermelho, e uma serpe, também de ouro, armada e lampassada de vermelho, um sobre o outro, o leão entre duas torres de prata, abertas e iluminadas de negro. Timbre: A serpe sainte de uma das torres.

Barreto, chefe: De arminho liso. Timbre: Uma donzela nascente de carnação, vestida de arminho.

Arca, chefe: Esquartelado, o primeiro e quarto de ouro com uma faixa de vermelho; o segundo e terceiro com cinco pontos de vermelhos, equipolados a quatro de ouro. Timbre: Um perdigueiro sentado de negro.

Nogueira, chefe: De ouro com uma banda xadrezada de verde e prata de cinco tiras, carregada de um filete de vermelho no sentido da banda. Timbre: Dois ramos frutados de nogueira de sua cor, passados em aspa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário