22/09/23

BANDEIRAS HERÁLDICAS: ALBÂNIA

Transformar certa insígnia individual em símbolo coletivo é uma das operações básicas do nacionalismo.

Bandeira da Albânia.
Bandeira da Albânia.

A bandeira da Albânia é um caso mais opaco de bandeira heráldica. Em 1443, Gjergj Kastrioti, dito Skanderbeg (1), abjurou a sua vassalagem ao sultão otomano e no ano seguinte encabeçou a chamada Liga de Lezhë sob o título de senhor da Albânia (dominus Albaniæ). Apesar de nunca se ter rendido, à sua morte em 1468 somente o seu próprio senhorio, situado onde hoje fica a prefeitura albanesa de Dibër, resistia ao assédio otomano.

Armas da Casa de Castrioti, segundo o Armorial Korjenić-Neorić (1595), conservado na Nacionalna i sveučilišna knjižnica, Zagreb (imagem disponível na Wikimedia Commons).
Armas da Casa de Kastrioti, segundo o Armorial Korjenić-Neorić (1595), conservado na Nacionalna i sveučilišna knjižnica, Zagreb (imagem disponível na Wikimedia Commons).

NArmorial Korjenić-Neorić (1595), as armas da Casa de Kastrioti são de ouro com uma águia de duas cabeças de negro, coroada de ouro, e um embutido em chefe de azul, carregado de uma estrela de oito raios caudata de prata; timbre: a águia das armas, de vermelho. O Armorial de Fojnica (fins do século XVII) diverge em alguns pormenores, o mais relevante a falta da cauda na estrela, o que se aproxima ao selo de Skanderbeg que Lajos Thallóczy estudou num memorial sobre as armas do futuro principado da Albânia em dezembro de 1913, que mostra a águia bicípite encimada de uma estrela de seis raios.

No entanto, logo depois de declarar a independência do mesmo domínio otomano em 1912, a Assembleia de Vlorë içou a bandeira que o nacionalismo albanês vinha difundindo havia algumas décadas e se fundava na Historia de vita et gestis Scanderbegi (1508-10, fol. 15v), de Marin Barleti: "rubea vexilla nigris et bicipitibus distincta aquilis (id gentis insigne erat) gerebat Scanderbegus" ("Skanderbeg trazia finas bandeiras vermelhas com águias negras de duas cabeças (esse brasão era da sua casa)"). Em 1914, quando o novo estado se constituiu em principado, transladou-se essa bandeira ao escudo das armas nacionais.

Armas da Albânia (imagem disponível no portal da Presidência da República).
Armas da Albânia (imagem disponível no portal da Presidência da República).

Apesar dos vários regimes que se sucederam desde então, a águia negra de duas cabeças em campo vermelho consolidou-se como o símbolo nacional dos albaneses. A forma vigente da bandeira e do brasão está estabelecida no artigo 14 da Constituição de 1998. As armas são de vermelho com uma águia de duas cabeças de negro, encimada do elmo de Skanderbeg de ouro. Esse capacete foi adquirido pelo arquiduque Fernando II da Áustria na segunda metade do século XVI e acha-se hoje no Kunsthistorisches Museum, em Viena.

Nota:
(1) Do turco İskender beğ, onde İskender corresponde ao nome Alexandre beğ ou bey é um título para chefes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário