Séries de postagens

19/05/21

A NOBREZA DE PORTUGAL (VII)

Armas das casas de Sampaio, Malafaia, Tavares, Pimentel, Sequeira, Costa, Lago, Corte Real, Meira e Aboim.

Os brasões a seguir não são de "famílias". Por exemplo, as armas dos Almeidas não são da "família Almeida". Pertencem, na verdade, a uma linhagem, neste caso à geração de Fernando Álvares de Almeida, alcaide-mor de Abrantes (1400), avô de Dom Lopo de Almeida, primeiro conde de Abrantes (1476). É por isso que o armorial nomeia a linhagem e especifica: "chefe". Esse chefe é o varão mais velho: só ele faz jus ao uso das armas direitas, cabendo aos cadetes diferençá-las. Assim, quando a varonia da casa de Abrantes se quebrou em 1633, as armas direitas dos Almeidas passaram ao primeiro conde de Avintes (1664), descendente de Dom Diogo de Almeida, prior do Crato e segundo filho de Dom Lopo de Almeida. Essas armas pertencem, portanto, ao pretendente à chefia da casa de Avintes. Contudo, é forçoso reconhecer que durante a maior parte da sua vigência só na aparência o sistema heráldico português funcionou com base em provas genealógicas, pois na realidade prevalecia a condescendência com a homofonia dos sobrenomes. Para detalhamentos, leiam-se as postagens sobre a heráldica gentilícia luso-brasileira.

Do Livro do Armeiro-Mor (1509):

Fólio 70r: Sampaio, chefe.
Fólio 70r: Sampaio, chefe.

Sampaio, chefe: Esquartelado, o primeiro e quarto de ouro com uma águia de negro, linguada de vermelho; o segundo e terceiro xadrezados de ouro e prata de sete peças em faixa e sete em pala, com uma bordadura de vermelho, carregada de oito SS de prata. Armas a inquirir (metal com metal).

Fólio 70v: Malafaia, chefe.
Fólio 70v: Malafaia, chefe.

Malafaia, chefe: De vermelho com uma torre de prata, lavrada de negro, e um corvo de sua cor, pousado nela.

Fólio 71r: Tavares, chefe.
Fólio 71r: Tavares, chefe.

Tavares, chefe: De ouro com cinco estrelas de seis raios de vermelho.

Fólio 71v: Pimentéis, chefe.
Fólio 71v: Pimentees, chefe.

Pimentéis, chefe: Esquartelado, o primeiro e quarto de ouro com três faixas de vermelho; o segundo e terceiro de verde com três vieiras de prata e uma bordadura de prata, carregada de cruzes páteas de vermelho.

Fólio 72r: Sequeira, chefe.
Fólio 72r: Sequeira, chefe.

Sequeira, chefe: De azul com cinco vieiras de ouro.

Fólio 72v: Costa, chefe.
Fólio 72v: Costa, chefe.

Costa, chefe: De vermelho com seis costas de prata, postas em faixa e moventes dos flancos.

Fólio 73r: Os do Lago, chefe.
Fólio 73r: Os de Lago, chefe.

Os do Lago, chefe: De vermelho com uma torre de prata, rematada por uma donzela sainte de carnação com os cabelos de ouro, vestida de azul; a torre assente numa campanha de verde, carregada de um rio de prata, aguado de azul e sobrecarregado de três sombras de peixes, e acompanhada de três flores de lis de ouro em chefe.

Fólio 73v: Vasco Anes Corte Real.
Fólio 73v: Vasco Anes Corte Real.

Vasco Anes Corte Real: As armas dos Costas; chefe de prata, carregado de uma cruz solta de vermelho. Essa linhagem descende de Vasco Anes da Costa, cavaleiro coetâneo do rei Dom João I, daí as armas dos Costas e, por diferença, o chefe.

Fólio 74r: Meira, chefe.
Fólio 74r: Meira, chefe.

Meira, chefe: De vermelho com uma cruz florenciada de ouro, vazia do campo.

Fólio 74v: Aboim, chefe.
Fólio 74v: Boim, chefe.

Aboim, chefe: Esquartelado, o primeiro e quarto xadrezados de azul e ouro de quatro peças em faixa e cinco em pala; o segundo e terceiro de ouro com três faixas de azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário