Séries de postagens

23/08/21

A PEÇA

A peça é uma figura geométrica.

O número das peças é finito e elas são classificadas em três ordens.

As peças honrosas ou de primeira ordem: chefe; pala; faixa; banda; barra; cruz; aspa; asna; perle; campanha.
As peças honrosas ou de primeira ordem.

A primeira ordem é integrada pelas peças honrosas, as quais correspondem às linhas das partições, normalmente ficam firmadas nos bordos e medem um terço da largura do escudo: o chefe, a pala, a faixa, a banda, a barra, a cruz, a aspa (ou sautor), a asna (ou chaveirão) e a campanha (ou contrachefe ou pé).

As peças de segunda ordem: escudete; bordadura; orla; lambel; franco-quartel; girão; pila; pira.
As peças de segunda ordem.

A segunda é integrada pelas peças que têm outras características: o escudete, a bordadura, a orla, o lambel (ou banco de pinchar), o franco-quartel, o girão, a pila e a pira (ou ponta).

As peças de terceira ordem: arruela; besante; bilheta; fuso; lisonja.
As peças de terceira ordem.

A terceira é integrada pelas peças que ficam soltas no campo, geralmente em número: a arruela, o besante, a bilheta, o fuso e a lisonja.

As diminuições das peças: cúmulo; vergueta; divisa; faixeta; cotica; travessa; roquete; planície; debrum; orleta; franco-cantão.
As diminuições das peças.

Além disso, grande parte das peças de primeira e segunda ordens pode ser diminuída pela metade ou em um terço. Essas formas diminutas recebem nomes próprios: a do chefe é o cúmulo; da pala, a vergueta; da faixa, a divisa (metade) e a faixeta (um terço); da banda, a cotica; da barra, a travessa; da asna, o roquete (ou escora); da campanha, a planície; da bordadura, o debrum; da orla, a orleta; do franco-quartel, o franco-cantão. A diminuição máxima da pala, faixa, banda ou barra é o filete.

As peças honrosas em número: palas; faixas; bandas; barras; verguetas; burelas; coticas; travessas; gêmeas; terças.
As peças honrosas em número.

Alguns desses nomes também se aplicam a certas peças em número igual ou maior que cinco.

As peças de primeira ordem: alguns exemplos da armaria portuguesa. D. Diogo de Almeida, prior do Crato; Nóbrega; Arca; Vasconcelos; Pamplona; Nogueira; Ataíde; Lira; Martins de Diogo Martins; Azeredo; Beja; Miranda; Frazão; Luna.
As peças de primeira ordem: alguns exemplos da armaria portuguesa. (1)

As peças de segunda e terceira ordens: alguns exemplos da armaria portuguesa. Gama de Vasco da Gama; Beça; Magriço; D. João Lobo, bispo de Tânger; Girão; Canto; Castro (de Monsanto); Melo; Filgueira.
As peças de segunda e terceira ordens: alguns exemplos da armaria portuguesa. (2)

Notas:
(1) Dom Diogo de Almeida, prior do Crato: As armas dos Almeidas com um chefe hospitalário; Nóbrega: De ouro com quatro palas de vermelho; Arca: Esquartelado, o primeiro e quarto de ouro com uma faixa de vermelho; no segundo e terceiro cinco pontos de vermelho, equipolados a quatro de ouro; Vasconcelos: De negro com três faixas veiradas de prata e vermelho; Pamplona: De vermelho com seis burelas de ouro; Nogueira: De ouro com uma banda xadrezada de verde e prata de cinco tiras e uma cotica de vermelho, sobreposta à tira do meio; Ataíde: De azul com quatro bandas de prata; Lira: De ouro com cinco coticas de azul; Martins de Diogo Martins: Cortado, o primeiro de negro com duas barras de ouro; o segundo de ouro com três flores de lis de púrpura, alinhadas em pala; Azeredo: De azul com dez travessas de ouro; Beja: De vermelho com uma cruz de ouro, cantonada de quatro flores de lis do mesmo; Miranda: De ouro com uma aspa de vermelho, cantonada de quatro flores de lis de verde; Frazão: De vermelho com uma asna de prata entre três flores de lis de ouro; Luna: De vermelho com um crescente invertido de prata e uma campanha do mesmo.
(2) 
Gama de Vasco da Gama: As armas dos Gamas, acrescentadas de um escudete com as armas de Portugal antigo no ponto de honra; Beça: Faixado de ouro e vermelho de seis peças com uma bordadura do mesmo, carregada de dez crescentes de prata; Magriço: De vermelho com três lambéis de dois pendentes, alinhados em pala; Dom João Lobo, bispo de Tânger: As armas dos Lobos, acrescentadas de um franco-cantão de vermelho, carregado de um castelo de ouro; Girão: Cortado, o primeiro partido, o primeiro de vermelho com um castelo de ouro, lavrado de negro, aberto e iluminado de azul; o segundo de prata com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho e coroado de ouro; o segundo de ouro com três girões de vermelho; Canto: De vermelho com um canto ou ponta abaixada de prata; Castro: De prata com seis arruelas de azul; Melo: De vermelho com uma dobre-cruz de ouro entre seis besantes de prata e uma bordadura de ouro; Filgueira: De azul com nove lisonjas de prata, unidas e firmadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário